Você sabe economizar!? Ou compra por impulso!?
23 set 2024
Economizar no dia a dia pode parecer muito complicado, mas com algumas dicas práticas e mudanças de hábito, é possível ver o dinheiro render no final do mês. Afinal, quem não quer uma folga no orçamento para investir em outras coisas?
Vou compartilhar com vocês algumas dicas simples que você pode fazer no seu lar, sem dor de cabeça, para economizar em diferentes áreas da sua rotina.
Vamos lá!?
• Planejamento
Esse é o top número um, e mais importante para economizar em casa é o planejamento.
Faça uma lista de tudo o que você precisa comprar, tanto de supermercado ou de itens para a casa. Ter uma visão clara do que realmente é necessário evita compras por impulso. Sabe aquele lanche desnecessário ou aquele item que parecia uma oferta irresistível? Com planejamento, você evita esses "furinhos" no orçamento.
Uma boa dica é tirar um tempinho na semana para revisar o que tem na geladeira e na despensa, e fazer uma listinha das refeições que você irá fazer. Desta forma, você compra só o que realmente vai usar e evita desperdícios de comida e principalmente de dinheiro.
• Atenção às promoções
Quem nunca viu uma promoção e pensou: "tô precisando disso"? Mas calma! A ideia aqui não é comprar tudo o que aparece com um desconto, e sim aproveitar boas oportunidades de economia, principalmente em produtos que você já usa ou realmente precisa.
Itens como alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal geralmente têm ofertas vantajosas. Ficar de olho nas promoções semanais dos mercados e lojas online pode te ajudar a estocar o que é necessário sem gastar horrores na sua conta.
E claro, se você tem facilidade de comprar online, use essa vantagem a seu favor. Existem sites e aplicativos que reúnem ofertas de diferentes lojas, facilitando a busca pelos melhores preços. Uma dica esperta é se cadastrar em programas de cashback, que devolvem uma parte do valor das suas compras, e participar de grupos de promoções que fazem a curadoria de descontos — economizar nunca foi tão simples!
•Economizar água e energia
Reduzir o consumo de água e energia não é só bom para seu bolso, mas também para o planeta. Aqui em casa, peço a atenção de todos em hábitos que podem ser mudados e já sentimos a diferença na conta. Desligar as luzes de ambientes que não estão sendo usados, aproveitar mais a luz natural durante o dia e utilizar lâmpadas de LED que são mais econômicas. Estas são pequenas ações que, no longo prazo, fazem uma enorme diferença.
Em relação à água, fica a dica de reduzir o tempo no banho, usar a máquina de lavar roupas sempre cheia e reaproveitar a água da lavagem de roupas para limpar o quintal ou áreas externas. E se tiver um local com espaço em sua casa dá até para armazenar água da chuva. São práticas simples que ajudam demais!
•Faça você mesma
Nem tudo precisa ser comprado, sabia? Muitos itens para casa podem ser feitos por você mesma, e isso rende uma economia e tanto! Desde receitas caseiras de produtos de limpeza até pequenos consertos na casa, tudo pode ajudar a diminuir os gastos.
Existem diversas receitas de produtos de limpeza caseiros, que além de econômicos, são menos agressivos ao meio ambiente. Uma solução simples de água, vinagre e bicarbonato pode ser utilizada para limpar desde o chão até superfícies engorduradas da cozinha. E o vinagre você pode até usar como amaciante em suas tolhas de banho, elas ficarão macias 🤗
Se precisar fazer pequenos reparos na casa, dá pra aprender o básico em vídeos na internet. Pintar uma parede ou consertar uma porta não são tarefas impossíveis, e você economiza um bom dinheiro com mão de obra. Isso vale até para consertos nas roupas que descosturou.
•Aposte na reutilização
Antes de comprar qualquer coisa nova, pergunte-se: “Será que eu realmente preciso disso?” Muitas vezes, você pode reaproveitar algo que já tem em casa, seja reformando um móvel antigo ou reaproveitando embalagens. No caso das roupas, por exemplo, uma calça pode virar um short, ou aquela camisa velha pode ser tingida e ganhar nova cara. (Até um pano de chão ela pode virar, rsrs) O que vale é a sua criatividade, e economia é claro!
Por fim, o segredo para economizar no dia a dia é ter consciência do que realmente importa para você e priorizar suas necessidades.
Um pouco de organização, atenção às promoções e disposição para mudar alguns hábitos já fazem toda a diferença! Então, mãos à obra e bora economizar!?